quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Desculpe!

Hoje quero dividir algo que me aflige.

Para aqueles que me conhecem, não é dificil lembrar a última vez que pedi desculpas desnecessariamente. Este é uma de meus traços mais marcantes. Irrita aos outros, irrita a mim mesmo, mas é inevitável. Faz parte de mim.

Na busca por uma melhor qualidade de vida, após algumas sessões com a terapeuta, passei a ver filmes e ler a respeito da "Co-Dependência", doença que assolou minha família criada em um ambiente alcoólico.

É impressionante saber que uma criança que cresceu em um ambiente assim desenvolve uma série de comportamentos quando adulto, característicos desta doença.

Em minha primeira leitura, o susto! Era o material da Al-Anon (Grupo Anônimo para Familiares e Amigos de Alcoólicos). Me vi descrita de uma forma tão minuciosa, que parecia que tinha sido feito só para mim.

Ali, eu li perguntas como as que trago abaixo e fiquei realmente me impressionada (original aqui):

Você sente necessidade constante de aprovação e afirmação?
Você não reconhece suas próprias realizações?
Você tem medo de críticas?
Você costuma assumir mais do que pode?
Você já teve problemas com o próprio comportamento compulsivo?
Você fica preocupado quando sua vida está correndo bem e começa a antecipar problemas?
Você se sente mais ativo no meio de uma crise?
Você sente medo de figuras autoritárias e iradas?
Você confunde piedade com amor?
Você atrai ou procura pessoas com tendência a compulsão ou à violência?
Você se agarra a relacionamentos por medo de ficar sozinho?
Você às vezes desconfia de seus próprios sentimentos e dos sentimentos expressados pelos outros?

Para todas estas perguntas respondi um sonoro SIIIIIIIIIIM!!!
Fiquei um pouco confusa, mas satisfeita em perceber claramente estas características. Conhecendo o inimigo é mais fácil combatê-lo.

É também muito triste quando você, que viveu no escuro sem se perceber, nota finalmente tudo que te atingiu e ainda atinge.

Dá medo do mundo, das suas relações e principamente, arrependimento por várias atitudes que você teve na vida.

Querer mudar é o que importa. Poder mudar é o que importa mais ainda.

A minha resolução principal, neste momento, é parar de falar para os outros sobre minha vida, quando estiver fazendo isso, mesmo que de forma inconsciente, para provocar pena, compaixão ou para, simplemente, buscar aprovação sobre meus atos.

Não vai parar por aí.

beijos,

Pri

8 comentários:

Unknown disse...

Incrível!! Parabéns, Pri! Muita coragem! Bacana mesmo! Siga em frente!

Carolina Lenz disse...

Legal, amiga! Muito bom ver vc se entendendo melhor com você mesmo. 2009 promete! TE AMO. BJs

Unknown disse...

tá pintando nova escritora na praça é? O ritmo tá bom, gostei muito.

Unknown disse...

Pri!!!!você tem que escrever um livro!!! Marta Medeiros é pinto!!!! PARABÉNS!!!!!!!!!

Mila disse...

Adorei a sua coragem de enfrentar as coisas! De tentar entender para combater ou pelo menos, aprender a lidar.
Gostei mesmo.
Tô aqui, amiga! Sempre!
bj

Unknown disse...

Pri, lindo blog!!!
Fiquei impressionada com a sua escrita e envergonhada por não saber o quanto é boa nisso, mesmo te achando a mais inteligente das irmãs (digo isso pra Marcia tb... rs.)!
Sei que também faço parte dessa realidade adoecida e invejo a sua força para mudá-la. Sou muito feliz por ter a oportunidade de te conhecer melhor a cada dia...
Te amo demais e torço por você e pela saúde de nossa família!
Mil beijos,
Si

Thiago Brito disse...

Eu te disse... não disse????
Quero ser o primeiro a ter o livro autografado....rsrs
bj

Unknown disse...

MARAVILHOSO LER ISSO HOJE!!!! Incrível como você percebeu que poderia mudar, quis fazê-lo e tomou as rédeas da sua vida!!! Força!!! Todo dia é dia de luta!!! Bjos, Si